O que é Vinyasa Yoga?

Significado

Vinyasa” deriva do termo em sânscrito ‘nyasa’ (=‘colocar’) e do prefixo ‘vi’ - (=‘de uma maneira específica’). O Vinyasa é o conjunto de movimentos que formam uma sequência fluida em coordenação com a respiração.

Numa prática de Vinyasa yoga movemo-nos de uma postura diretamente para outra havendo uma interação constante entre respiração e movimento. A ordem das posturas numa sequência e o ritmo do flow varia de aula para aula dependendo da intenção do professor.

Cada aula de Vinyasa yoga é uma meditação em movimento já que todo o foco do praticante está nos movimentos e na ligação íntima destes com a respiração. Durante toda uma prática de Vinyasa flow procuramos manter a respiração sempre controlada e profunda (e não superficial ou ofegante).

Podes ver aulas de Vinyasa yoga referidas como ‘Vinyasa flow’, ‘Vinyasa Yoga flow’ e todas as designações querem dizer o mesmo e nenhuma é melhor do que a outra. Qual a designação que vês mais frequentemente? Escreve abaixo nos comentários no final do artigo!

Origem

O Vinyasa yoga surge de uma combinação de três estilos desenvolvidos por três grandes mestres do yoga moderno, todos alunos de Sri Tirumalai Krishnamacharya.

Do Hatha Yoga desenvolvido por B. K. S. Iyengar o Vinyasa yoga tem as posturas de pé e o alinhamento.

Do Ashtanga Vinyasa Yoga desenvolvido por Sri Pattabhi Jois tem as Saudações ao Sol e as transições entre posturas.

Do Vini Yoga desenvolvido por T.K.V. Desikachar tem o movimento nas posturas embora este lado esteja sub-representado nas práticas mais habituais de Vinyasa flow yoga.

O que esperar de uma aula de Vinyasa flow

Cada aula de Vinyasa yoga oferece uma sequência sempre diferente de posturas e transições entre elas. As transições são normalmente outras posturas que permitem que o ritmo nunca seja quebrado para irmos para o topo do tapete ou entrarmos noutra postura, por exemplo. Experimenta uma aula de 20 min de Vinyasa yoga para todos os níveis!

A sequência começa com posturas de aquecimento e vai aumentando no ritmo e intensidade conduzindo o corpo até uma postura pico ‘peak pose’ ou trabalhando uma área específica do corpo. Depois do momento mais intenso da aula, as posturas usadas permitem o corpo começar a relaxar e a soltar todas as tensões que possam ter surgido durante a aula ou que ainda mantemos desde o início do nosso dia. A prática típica termina em Savasana, postura que permite que o corpo relaxe completamente.

Para cada postura são dadas alternativas ou modificações pelo que é uma prática acessível também a iniciantes; estas modificações permitem que a prática flua facilmente mesmo havendo pessoas com diferentes níveis de mobilidade e de prática na aula.

Em aulas de maior duração podem ainda incluir-se momentos finais de meditação, agora que o corpo está relaxado, é a vez de a mente ser treinada de forma dedicada exclusivamente a ela. Se desejas começar a incluir uma prática meditativa após o teu Vinyasa espreita esta curta meditação Mindfulness.

Curiosidade

‘Vinyasa’ é não só a designação do estilo de yoga mas também um conjunto de posturas usadas numa sequência específica durante a prática deste estilo.

Um ‘Vinyasa’ numa aula é a sequência:

Prancha - Chatturanga - Cão que Olha para Cima - Cão que Olha para Baixo

Em sânscrito:

Phalakasana - Chatturanga dandasana - Urdhva Mukha Svanasana - Adho Mukha Svanasana

Esta sequência é parte integrante das Saudações ao Sol A e Saudação ao Sol B.

O que precisas para as aulas de Vinyasa flow yoga?

Para uma aula de Vinyasa yoga online ou presencial necessitas de:

Os essenciais:

. um tapete de yoga ou uma superfície antiderrapante (tira as meias!)

. calças ou calções confortáveis e respiráveis, de preferência elásticos e ajustados ao corpo, e de cintura alta para te poderes mover livremente e sem receio de que algo que não queiras fique à mostra!

. top que dê algum suporte, seja respirável e confortável

Os extras:

. dois blocos de yoga (de preferência de cortiça por serem mais estáveis) que permitem modificar posturas (para as facilitar ou intensificar!)

. uma manta (para colocar debaixo dos joelhos em certas posturas e para te tapares em Savasana)

. uma fita/faixa ou cinto (para facilitar as pegas enquanto desenvolvemos flexibilidade)

Conclusões

Vinyasa yoga é um estilo de yoga que liga a respiração e o movimento. Cada sequência é única e as posturas e transições variam de grau de dificuldade sendo uma prática adequada tanto a iniciantes no yoga como a avançados. O Vinyasa yoga flow tem influências de outros estilos de yoga. Para começares a praticar basta um tapete e roupa confortável!

Desejo que este artigo tenha sido útil e que tenhas ficado com vontade de praticar, ou experimentar, Vinyasa yoga! Diz-me abaixo nos comentários se for o caso e, se quiseres começar já, vê os horários das aulas online de Vinyasa flow comigo no The Ocean Yoga!

Até breve,

Diana

Anterior
Anterior

O Desafio de Savasana - a Postura de Yoga mais difícil?

Próximo
Próximo

Como meditar? - Meditação para Iniciantes