O Desafio de Savasana - a Postura de Yoga mais difícil?

Savasana é daquelas posturas que não aparenta qualquer dificuldade mas tem os seus segredos escondidos. Para muitos, é um relaxamento muito bem vindo no final da sua prática; para outros, os que inspiraram esta publicação, é um momento penoso da aula e uma aparente perda de tempo.

O que é Savasana

mulher deitada em savasana na praia

Savasana, também conhecida como Postura do Cadáver, é uma postura de yoga normalmente utilizada no final de práticas ativas como Vinyasa flow ou Hatha yoga. É uma postura deitada na qual procuramos relaxar completamente o corpo todo mantendo total imobilidade e sem alterarmos a respiração enquanto permanecemos completamente conscientes do momento presente.

Então por que é que é tão difícil fazer Savasana?

Nos dias de correria de hoje ficar parado é um martírio para muita gente. Sentem que não estão a fazer nada de útil porque a vida manda-as mexer para serem mais e melhores. Savasana traz benefícios para todos (os quais veremos mais abaixo) mas para as pessoas habitualmente com vidas muito ativas ou sempre preocupadas com produtividade e em atingir objetivos, esta é uma prática realmente benéfica e essencial.

Ao darmos ao nosso corpo tempo para parar e sentir verdadeiro relaxamento, mostramos à mente que parar também é extremamente benéfico. A mente começa lentamente a perceber que se pode tornar mais produtiva e alerta após estes momentos em que se permite relaxar e soltar das preocupações do dia.

Aprendemos a ficar imóveis num Mundo em constante movimento.

Como fazer Savasana

Para fazer Savasana procuramos um lugar tranquilo e com uma temperatura amena e deitamo-nos de costas no tapete ou numa manta.

As pernas estão ligeiramente afastadas uma da outra e os pés relaxam para cada lado. Com os braços um pouco afastados do corpo e as palmas das mãos viradas para cima, fechamos os olhos. Procuramos que toda a coluna vertebral fique apoiada no tapete.

Relaxamos completamente cada parte do nosso corpo, desde os pés até ao topo da cabeça. Notamos que zonas do corpo estão normalmente muito tensas como por exemplo o maxilar ou os ombros. Tudo isto é relaxado. E permanecemos durante vários minutos aqui, em total imobilidade.

Como terminar Savasana

Para sair de Savasana, torna as inspirações e expirações mais profundas e começa a mover-te lentamente despertando os dedos das mãos e dos pés, movendo a cabeça de um lado para o outro; traz movimento aos braços e pernas e depois espreguiça o corpo todo. Podes trazer os joelhos ao peito e rolar de um lado para o outro ou fazer círculos com os joelhos. Traz ao teu corpo qualquer movimento que ele te peça naquele momento para despertar!

Experimenta Savasana durante 5 minutos e diz-me se achaste fácil ou difícil!

Quanto tempo ficar em Savasana

Não há uma polícia do yoga pelo que cada prática é única e as regras não são fixas mas, regra geral, ficamos em Savasana 5 minutos por cada 30 minutos de prática ativa. 

Savasana na Gravidez

A partir das 16 semanas é aconselhável que as mulheres grávidas não se deitem de costas. 

Isto porque o peso do bebé, líquido amniótico e placenta têm já um peso considerável e vão pressionar a veia cava inferior causando tonturas, dor e retenção de líquidos e dificultando a circulação do sangue venoso de volta aos pulmões onde vai ser oxigenado.

Assim, a partir do quarto mês, Savasana deve ser praticada com o corpo deitado sobre o lado esquerdo (a veia cava localiza-se do lado direito da coluna vertebral). A perna direita pode estar dobrada e apoiada sobre uma almofada para maior conforto ou ambas as pernas podem estar dobradas; sente o que é mais confortável no momento! A cabeça descansa sobre o braço esquerdo ou numa almofada.

Dicas para o melhor Savasana de sempre

  • A temperatura do corpo desce durante os minutos que passamos em Savasana. Assim, se estiveres num local demasiado fresco, agasalha-te. Veste uma camisola quente e calça meias. Cobre-te com uma manta e/ou coloca uma manta debaixo do corpo todo.

  • Usa uma almofada ou bloco de  yoga debaixo dos joelhos para que a coluna lombar fique bem apoiada no tapete.

  • Coloca um pano sobre os olhos.

  • Antes de te deitares, traz as mãos atrás da nuca e alonga levemente a cervical para que a coluna fique bem longa desde a base até ao topo e cada vértebra bem separada.

como-fazer-savasana

Como te costumas sentir em Savasana? É uma postura que adoras ou custa-te muito permanecer mais do que alguns momentos? Conta-me nos comentários abaixo ou envia um email com a tua opinião (theoceanyoga.info@gmail.com)!

Anterior
Anterior

Benefícios e Contraindicações de Savasana

Próximo
Próximo

O que é Vinyasa Yoga?