Quais são os estilos de Yoga mais Intensos e Fortes?
““Tu não podes fazer Yoga. Yoga é um estado natural. O que podes fazer é exercícios de Yoga, que te revelarão onde está o teu estado natural.””
Os estilos do Yoga são muitos e cada um deles é indicado conforme o que desejas alcançar. Aliás, o yoga é para todos e não exige que tenhas conhecimentos prévios para começar. Os benefícios físicos trazidos são inúmeros, por isso o aumento na busca por esta prática é tão grande.
Contudo, o yoga não é somente uma atividade física, mas sim um estilo de vida. Além de proporcionar bem-estar, traz equilíbrio entre corpo e mente. Portanto, se desejas saber qual o estilo de yoga mais indicado para o teu perfil, continua a ler abaixo.
Desde os movimentos mais lentos até aos mais rápidos e exigentes, todos são incluídos nesta prática, basta escolheres o estilo melhor para ti. Além de trabalhar as posturas, a respiração e o foco, o Yoga aperfeiçoa o teu subconsciente. Deste modo, de cada vez que te desafias, este expande-se um pouco mais.
Para quem quer algo mais intenso, trouxemos uma lista de estilos de yoga abaixo!
Principais estilos de Yoga intensos
Depois de salientar alguns dos benefícios que o Yoga pode causar na tua vida, é importante salientar que existem diversos estilos. Porém, o objetivo final sempre será o mesmo. Por isso, se desejas algo mais lento, existe. Agora, se queres algo que exija mais força, ele também oferece!
Ashtanga Vinyasa Yoga
Neste estilo, chamado Ashtanga Vinyasa Yoga, aprendem-se seis séries de posturas (asanas) e a intensidade vai aumentando ao longo das séries. Esta é uma prática muito exigente e coordena respiração e posturas. O seu objetivo é gerar calor e auxiliar na purificação e desintoxicação do corpo. Por último, ela ainda abrange princípios éticos, controle emocional e a meditação.
Desse modo, se desejas ultrapassar os teus limites, esta é uma ótima prática. Visto que este estilo se caracteriza por ter uma sequência fixa de posturas, e séries com cronologia padronizada, cada vez te sentirás mais adaptada/o e flexível.
Benefícios do Ashtanga Vinyasa yoga:
Fortalece o corpo
Melhora a estabilidade
Ajuda na flexibilidade
Ajuda na perda de peso
Desintoxica e purifica o corpo
Power Yoga
Acredita-se que o Power Yoga pode ter surgido a partir de estilos como Hatha, Ashtanga e Vinyasa, pela mistura dos elementos que compõem cada uma delas.
Para quem quer algo mais rápido e intenso, esta prática é ideal e surgiu com esse intuito. Artigos como bolas e cordas também são utilizados e a respiração tem de ser muito bem controlada para se conseguir praticar, já que é uma prática que exige muito esforço físico mas que pode ser adaptada a cada nível de praticante. Experimenta uma aula de Power Yoga de 15 minutos!
Benefícios do Power yoga:
Ajuda no emagrecimento
Auxilia no condicionamento físico
Melhora a flexibilidade
Combate a insónia
Fortalece o corpo
Controla a pressão arterial e os batimentos cardíacos
Acroyoga
Além de ser uma prática muito intensa, o Acroyoga depende de uma dupla. Desse modo, não é indicada para quem está a começar. Mesmo pessoas com problemas musculares podem praticá-la, porém sempre na presença de um profissional especializado.
Ao contrário das outras práticas, aqui ela mistura posturas com acrobacias e até mesmo massagem tailandesa. Os benefícios físicos são refletidos no corpo em pouco tempo.
Benefícios do acroyoga:
Aumenta a concentração
Desenvolve foco corporal
Aumenta agilidade e equilíbrio
Bem-estar
Melhora o alinhamento da postura
Aumenta a força
Dance Yoga
Este estilo é para quem gosta de música e de dança. O Dance Yoga une essas duas modalidades e é dividido em sete etapas trabalhando os chakras. Nestas práticas são usados diversos estilos musicais como: indianos, árabes, brasileiros, africanos, latinos e eletrónica.
Então, se desejas algo mais animado e contagiante, este estilo foi feito para ti.
Benefícios do Dance Yoga:
Aumento da conexão com o corpo
Equilíbrio físico
Diminuição da ansiedade
Melhoria na respiração
Bem-estar
Relaxamento corporal
Agora que já conheces um pouco mais sobre alguns dos estilos de yoga que são mais intensos, fica mais fácil escolheres o teu. Não te esqueças de que precisas de muito pouco para começar a praticar! Determinação, e um bom Tapete de Yoga, são os primeiros passos! Vamos praticar?
Namastê!
Escrito por: Gili
Adaptação para português de Portugal: Diana Carneiro