Como sobreviver ao Natal - 7 dicas para uma quadra relaxada e feliz
O Natal e o Novo Ano aproximam-se e com esta época muita tensão e preocupação podem surgir. É mais um ano a terminar, prazos a cumprir, prendas e refeições a planear.
Sobreviver ao Natal com a prática do yoga pode ser uma maneira eficaz de gerenciar o stress, manter a calma e cultivar um estado de equilíbrio emocional.
Aqui estão algumas sugestões de como incorporar o yoga durante a temporada de Natal. De notar que yoga é muito mais que posturas de yoga (mas também te sugiro algumas na lista abaixo!).
1. Prioriza o Autocuidado
Reserva um tempo para cuidares de ti, seja através de um banho relaxante, leitura tranquila ou qualquer outra atividade que te revitalize. Pensa naquilo que adoras fazer para descomprimires mentalmente e relaxares o teu corpo e põe-no em prática! Estas são 5 coisas que adoro fazer enquanto pessoa introvertida que me ajuda a recuperar energia física e mental. Talvez possas usar algumas destas ideias!
2. Estabelece Limites
Diz ‘Não’ e define limites saudáveis para evitares sobrecarregar-te com compromissos ou responsabilidades durante a época festiva. Divide tarefas com as pessoas lá de casa, não precisas ser tu a fazer tudo. Talvez nem tudo tenha de ficar à tua maneira?!
3. Pratica exercícios de Respiração
Reserva alguns minutos para praticares exercícios de respiração que acalmam o sistema nervoso. Fica aqui uma sugestão (vídeo abaixo) e mais outra!
4. Pratica Meditação Diária
Dedica um tempo para a meditação diária, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Isso pode ajudar a acalmar a mente e promover a clareza mental. Se não tens a certeza de como meditar, este vídeo pode ajudar-te a começar.
5. Pratica Posturas Relaxantes
Inclui posturas de yoga relaxantes na tua rotina, como Savasana (5 min Savasana guiada), Balasana (Postura da Criança) ou qualquer outra postura que ajude a aliviar a tensão física e mental. Esta aula de Yin yoga poderá ser tudo o que precisas para relaxar!
6. Mindfulness (Atenção Plena)
Pratica atenção plena durante atividades quotidianas como comer, caminhar ou interagir com os outros. Desfruta de cada momento com toda a tua atenção, observa cada detalhe do teu objeto de foco e desfruta dele. Esta prática de Mindfulness de 5 minutos pode ser um bom começo!
7. Prática de Gratidão
Cultiva uma prática diária de gratidão para manteres uma perspectiva positiva e apreciativa durante as festas. Por exemplo, todos os dias antes de te deitares, pensa em 3 coisas pelas quais estás grata(o) nesse dia. A gratidão ajuda-nos a perceber o quanto temos de positivo na nossa vida mesmo que o Mundo à volta e todas as tarefas pareçam demasiado.
Resumo
Espero que estas dicas de como te sentires bem durante a época natalícia sejam úteis e possam aplicá-las ao longo do mês. Encontra o equilíbrio entre participar nas celebrações e reservar tempo para autocuidado e práticas que promovam a paz interior.
Boas festas!